Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março 3, 2017

Concorrentes e clientes chatos? Agradeça por eles existirem

Dentre tantos aborrecimentos, dois deles, em especial, costumam angustiar a vida de quem tem um negócio próprio. São os  concorrentes  e os  clientes chatos . Em uma primeira análise, o cenário ideal seria não ter nenhum dos dois por perto. Não ter concorrentes significaria cobrar o preço que quiséssemos pelos nossos produtos. Monopolizar o nosso mercado, ditando as regras de preço e de fornecimento…. Seria o sonho de consumo de qualquer empresa, não é? E como se não bastassem os problemas cotidianos ao se empreender, lá vem (geralmente no fim do dia, para piorar) o cliente chato reclamar da nossa empresa. Logo nós, que damos um duro danado para que tudo fique da melhor forma possível. Poderíamos pensar: “ Será que o cliente não reconhece meus esforços? A maioria dos clientes não reclama! Melhor deixar esse chato do cliente reclamando sozinho e seguir a vida”. Negligenciar os concorrentes e os clientes que reclamam pode trazer diversos problemas para a própria em...