Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro 30, 2015

2 maneiras de dar bons presentes sem prejudicar seu bolso.

As festas de final de ano deveriam ser um período de celebração. No entanto, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa de gestão de informações Experian, muitos norte-americanos estão preocupados com o estresse financeiro de comprar presentes e com um crescimento nas dívidas nesta época do ano. Segundo a pesquisa, 60% dos entrevistados consideram que compras de final de ano são “uma tensão”, 41% sentem que são obrigados a gastar mais do que realmente poderiam e 53% sentem que não têm dinheiro para presentes. Em vez de deixar a pressão interna ou externa o atingir, tome a decisão de ter uma época de festas de final de ano livre de estresse. Basta um pouco de criatividade, ingenuidade e diversão. . Determine um orçamento para presentes, festas e decoração Considere todas as suas despesas desta época, não apenas os presentes. Você decora a sua casa? Você pretende receber reuniões de família e amigos? Se você irá a festas, você precisará levar um presente ao anfitrião? Faça a ...

A roda da motivação!

Analise este interessante ciclo, que começa (e deve terminar) no equilíbrio: Quando estamos equilibrados, estamos satisfeitos com o que temos e desejamos apenas manter as coisas como estão. De repente acontece um estímulo capaz de gerar uma necessidade ou desejo. Essa necessidade tira nossa tranquilidade e vai se transformando em uma urgência que precisa ser atendida. Enquanto isso não acontece, ficamos em estado de tensão, desconfortáveis por não satisfazer aquela necessidade ou o desejo. Então começamos a tomar várias ações para acabar com essa tensão, manifestando nosso comportamento. Por fim, satisfazemos nossa necessidade ou desejo e voltamos ao estado de equilíbrio. A roda quebrada O problema é que há situações onde não é possível satisfazer uma necessidade ou desejo, e aí a coisa se complica. Essa “barreira” gera uma tremenda frustração em algumas pessoas, que terminam manifestando comportamentos ruins, como pessimismo, baixa autoestima, má vontade, insegurança e ...

O que deixa você feliz?

A felicidade financeira é diferente para cada pessoa. Ela está intimamente relacionada com seus sonhos, objetivos, valores, crenças e outra palavra que gosto muito: prioridades. Saber o que deixa você feliz vai ajudá-lo a definir os seus objetivos – e estes, por sua vez, mostrarão o que é valioso e o que é desnecessário. Saber o que faz você feliz é importante para equilibrar renda e gastos, além de aprender a usar o seu dinheiro para realizar o que você mais deseja.

Entenda o que é felicidade financeira e por quê o dinheiro é tão importante. O que realmente traz satisfação, equilíbrio e prazer em sua vida?

A felicidade financeira Você já me viu comentar diversas vezes que o dinheiro é um instrumento, e que dependendo de como ele é utilizado, ele será bom ou ruim. Assim, quando uma pessoa deseja ficar rica, é importante que haja um propósito por trás disso, até porque há um preço a ser pago, e nem todos querem ou precisam pagá-lo. Agora pergunto: o que realmente traz satisfação, equilíbrio e prazer em sua vida? Sua família? Seus amigos? Poderia também ser uma bela viagem, a sonhada casa própria ou uma propriedade nas montanhas (ou praia)? Para os mais jovens, um carro bacana? Quem sabe a possibilidade de viver por um ano em outro país ou apenas um agradável passeio de bicicleta com as pessoas que você ama. Refletindo com base nestes exemplos, vemos que parte dessas experiências podem ser trocadas por dinheiro, mas outra parte não. A parte que conseguimos “comprar” define aquilo que chamamos de  felicidade financeira .