Pular para o conteúdo principal

Controle emocional: característica importante para quem quer empreender. Entenda e esteja preparado para lidar bem com os desafios e sair vitorioso.

Para muitos, o negócio próprio é uma grande oportunidade para conquistar uma vida melhor. No entanto, algumas características e habilidades são fundamentais para garantir o sucesso de quem decide empreender.
Conhecimento técnico, olho vivo na concorrência, organização pessoal e liderança fazem parte do dia a dia do empreendedor, que precisa ainda manter controle emocional para não sucumbir diante dos desafios diários, especialmente no Brasil.

O que é controle emocional?

O controle emocional é a capacidade que uma pessoa tem de lidar com sentimentos e emoções, sabendo se adaptar às situações diversas e aos estímulos externos, sejam eles positivos ou negativos.
Ter controle emocional é importante para todos os profissionais. No caso do empreendedor, esta habilidade é considerada primordial para o sucesso.

Qual a importância do controle emocional?

Ser empreendedor é muito mais do que apenas ter um negócio próprio. O empreendedor é aquele que consegue visualizar oportunidades no mercado, utilizando a criatividade para inovar e para atender a demandas.
Ele é capaz de transformar uma pequena ideia em realidade, promovendo mudanças econômicas, sociais e culturais.
O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. Porém, as pessoas que buscam abrir um negócio hoje no país são, em grande parte, empreendedores por necessidade, ou seja, pessoas que precisam, por diversos motivos, abrir um negócio, muitas vezes por estarem desempregadas ou por necessidade de uma renda complementar.
Este é, provavelmente, um dos motivos pelos quais muitos desses empreendedores não conseguem alcançar o sucesso e acabem fazendo parte das estatísticas de negócios fechados em pouco tempo.
Isto significa que conhecer o perfil adequado para o empreender e buscar o desenvolvimento de habilidades e características empreendedoras é fundamental para se conquistar o sucesso. O controle emocional é um dos fatores essenciais porque equilibra desafios, demandas, pressão, família e desejos.

Por que o empreendedor precisa ter controle emocional?

O controle emocional é a base da vida de qualquer empreendedor. Ter um negócio próprio significa saber lidar com diversos tipos de pessoas, sejam eles funcionários, fornecedores, parceiros de negócios, sócios, investidores, entre outros.
Para que o empreendedor consiga manter adequadamente estes relacionamentos de negócios, ele precisa ter a capacidade de entender as necessidades e os sentimentos destas pessoas, além de saber comunicar adequadamente suas próprias necessidades e também conseguir unir os interesses, criando uma visão comum.
Além disso, o empreendedor vive constantemente sobre a pressão do mercado e de seus concorrentes, e por isso precisa ter sempre o equilíbrio entre razão e a emoção para fazer a adequada tomada de decisões.

Como desenvolver o controle emocional?

Infelizmente, não existe um curso ou um treinamento específico para se desenvolver o controle emocional. Esta habilidade é desenvolvida com a prática e com a exposição a situações de todo tipo (fracasso, frustração, sucesso e por aí vai). O envolvimento e o contato diário com diferentes tipos de pessoas ajudam muito também.
Aprenda a entender a forma como as pessoas enxergam as situações; tente se colocar no lugar do outro, escute mais, procure pensar antes de agir, tenha mais paciência e procure criar novas formas de lidar com as mesmas questões, encontrando respostas diferentes e desenvolvendo e testando seu controle emocional.
Ter controle emocional é uma das características mais importantes para o empreendedor de sucesso, pois ajuda em praticamente todas etapas de sua vida.

Conclusão

ência talvez sejam duas necessidades para o empreendedor, afinal sobreviver no começo é o grande desafio. Por isso, aposte em organização e planejamento para não perder o foco e não se desviar do caminho. A força capaz de manter você preparado diante de tudo isso chama-se controle emocional. Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como criar o hábito de gerenciar as finanças da empresa?

             Não há dúvidas: é bem difícil que uma pequena ou média empresa sobreviva se não tiver um controle sobre as finanças, o que obriga o empreendedor a aprender e realizar um bom gerenciamento do caixa, da receita e dos gastos. Sem esse olhar sobre o empreendimento, qualquer investimento que se faça em produto, divulgação, comunicação ou mão de obra será perdido ou, pelo menos, prejudicado.             É importante criar uma rotina para que o controle das finanças da empresa esteja naturalmente sob o domínio constante do gestor. Uma ação como essa evitará surpresas desagradáveis e problemas futuros na organização.             Infelizmente (ou felizmente), ainda não existe um segredo para que se alcance essa gestão controlada. O que se tem é trabalho árduo, muita paciência e uma visão detalhada de todo o processo (os detalhes são fundamentais para a melhora da situação). ...

4 ideias de negócio "copiadas" de outros países que estão fazendo sucesso no Brasil

Você já ouviu falar em  copycat ? O que é isso? Um desenho animado? Um novo super-herói? Um prato exótico? Nada disso!  Copycat  é uma expressão em inglês que, no mundo do empreendedorismo, quer dizer copiar um modelo de negócio já testado e aprovado em outro país, trazendo-o para um país que ainda não o conhece. “Aquela máxima de que ‘nada se cria, tudo se copia’ também se aplica ao mundo dos negócios. Nesse sentido, os empreendedores buscam o que está dando certo e tentam adaptar para a nossa cultura” , analisa Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Foi com essa estratégia que conhecemos, por exemplo, em 2010, os sites de  compras coletivas . Quando chegou ao Brasil e virou uma febre, o modelo já fazia sucesso lá fora. Por aqui, a aceitação foi tão boa que outros brasileiros decidiram fazer  copycat  do  copycat , e logo o Peixe Urbano, o precursor do modelo no Brasil, ganh...

Como a Netshoes transformou-se em um fenômeno do e-commerce brasileiro

Françoise Terzian Divulgação Em 2000, os primos descendentes de armênios Marcio Kumruian e Hagop Chabab abriram uma loja de sapatos na Rua Maria Antônia, a poucos passos da Universidade Mackenzie (SP). Dois anos depois, eles resolveram investir no comércio eletrônico. No primeiro mês, não venderam um único par de calçados. No segundo, idem. No terceiro, venderam um par. Já no quarto, dois. De repente, sem o mercado perceber, a Netshoes transformou-se em um fenômeno do e-commerce. Quando sua presença foi sentida, ela já era grande demais. Hoje, o negócio que tem vários investidores internacionais como o GIC (fundo soberano de Cingapura) e o International Finance Corporation (membro do Grupo Banco Mundial), é o maior comércio eletrônico de artigos esportivos do mundo, segundo o Internet Retailer. Com atuação no Brasil, na Argentina e no México, a Netshoes tem mais de 2 mil colaboradores e cerca de 40 mil artigos esportivos provenientes de 300 marcas, além de cerca de uma dezena d...