Devo comprar ações neste momento de instabilidade do país? Entenda o comportamento da bolsa de valores. Você pode estar diante de uma rara oportunidade.
As últimas semanas de 2015 estão sendo realmente emocionantes:
- Inflação anual na casa de dois dígitos;
- Desemprego caminhando para os dois dígitos;
- Dólar continuando sua trajetória de alta;
- Solavancos no andamento do processo de impeachment da presidente Dilma;
- Joaquim Levy deixando o Ministério da Fazenda.
Tem muito mais por aí e por vir.
Em meio a toda esta turbulência política e econômica, nossa bolsa de valores segue, experimentando as forças compradoras e vendedoras do mercado, num momento de muita volatilidade (sobe e desce das ações). Observe isso no gráfico abaixo, que mostra o comportamento diário do índice Bovespa em 2015:
No entanto, este gráfico não mostra uma coisa: o preço das ações em dólar. E isso é algo relevante, uma vez que os grandes investidores são estrangeiros. Para eles, devido à desvalorização do Real, os preços estão ainda mais baixos do que percebemos.
Em meio a tudo isso, há ações de algumas empresas que estão sendo injustamente penalizadas, uma vez que são empresas muito bem administradas, mas que estão com suas ações abaixo do que seria o preço justo, sendo influenciadas pelo “mau humor” do mercado em geral.
E a pergunta de nossos leitores que persiste é: “devo comprar ações neste momento de instabilidade do país, aproveitando os preços baixos, para lucrar quando a crise passar, ou é melhor esperar um pouco mais, quando o Brasil der sinais mais claros de recuperação?”
Para responder a essa questão, precisamos recorrer aos profissionais que conhecem o mercado à fundo. Para que eles possam nos nortear e inclusive recomendar a compra ou venda de ações, eles precisam possuir o Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI), que atesta sua capacidade técnica, sua ética e seus padrões de conduta profissional.
Comentários
Postar um comentário