Pular para o conteúdo principal

Generosidade: quanto mais você pratica, mais rico fica!

O mês de dezembro é, sem sombra de dúvidas, muito especial! É um mês de comemoração, reflexão e planejamento. Dezembro é o mês de trocar presentes com amigos e parentes. Mas será que é só isso? Será que essa é a melhor descrição para dezembro?
Com o espírito natalino, as pessoas ficam mais amáveis, alegres e generosas. E reside aí, nessa última característica, o ponto central deste artigo. A generosidade é uma das principais qualidades que um ser humano pode ter. Sem ela, a vida em coletividade seria um caos. Cada um por si e os outros que se lasquem, já pensou?
Felizmente, apesar de todos os nossos defeitos – e olha que não são poucos – somos um povo generoso. O brasileiro gosta de ajudar. Ajudar a todos, indistintamente. Não importa se é brasileiro ou não, não importa se é do mesmo estado ou cidade, não importa a causa. Para nós, parece que nada importa, a não ser ajudar.
Quando ajudamos alguém, essa ação cria uma cadeia de outras boas ações que vão se proliferando. Ana ajuda Sérgio que ajuda Paula, que ajuda Bruno e, quando percebemos, muita gente já se ajudou, afinal, a generosidade é contagiante. É impossível receber uma boa ação sem retribui-la, ou seja, sem ajudar outra pessoa, de alguma forma.
Se a generosidade faz bem para quem recebe a ajuda, ela possui um efeito ainda mais benéfico em quem ajudou. Não importa o que você fez ou para quem você fez. Não importa quanto tempo, dinheiro ou esforço esse ato te custou, ajudar faz um bem danado.

Ao ser generoso com as pessoas ao seu redor, você leva adiante um espírito de generosidade. Generosidade essa que, de alguma maneira, irá voltar para você. Quer ser ajudado? Ajude! Quer crescer? Ajude os outros a crescer! Quer ter mais dinheiro? Compartilhe um pouco do que você tem com quem precisa!
Ser generoso é uma atitude muito poderosa! Ela te deixa leve, proporcionando a sensação de dever cumprido. Ser generoso nos mostra o quanto é bom ter para poder dar. Não importa se estamos falando de tempo, conhecimento ou capital, ao doar, você percebe que aquilo te faz bem, te dá uma paz interior. Você gosta tanto que quer repetir a dose.
Ao sermos generosos, mandamos uma mensagem de abundância para o mundo: “Eu ajudo porque posso”. Sabe o que o mundo faz? Te dá cada vez mais meios para poder levar adiante a sua generosidade.
Seja generoso, você não faz ideia do bem que isso pode fazer aos outros, em especial a você. Tornar-se uma pessoa melhor é o primeiro passo para seu crescimento em todas as áreas da vida: pessoal, profissional e financeira.
Não importa quem você seja, onde esteja, quais os seus objetivos, em que você trabalha ou quanto dinheiro tem na sua conta bancária: seja generoso!
E lembre-se: você não precisa esperar mais um fim de ano chegar para reviver seu espírito de generosidade. Devemos cultivar esse espírito conosco diariamente, independente da época do ano. Somente assim, ajudaremos as outras pessoas a fazer o mesmo. Generosidade: passe adiante!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como criar o hábito de gerenciar as finanças da empresa?

             Não há dúvidas: é bem difícil que uma pequena ou média empresa sobreviva se não tiver um controle sobre as finanças, o que obriga o empreendedor a aprender e realizar um bom gerenciamento do caixa, da receita e dos gastos. Sem esse olhar sobre o empreendimento, qualquer investimento que se faça em produto, divulgação, comunicação ou mão de obra será perdido ou, pelo menos, prejudicado.             É importante criar uma rotina para que o controle das finanças da empresa esteja naturalmente sob o domínio constante do gestor. Uma ação como essa evitará surpresas desagradáveis e problemas futuros na organização.             Infelizmente (ou felizmente), ainda não existe um segredo para que se alcance essa gestão controlada. O que se tem é trabalho árduo, muita paciência e uma visão detalhada de todo o processo (os detalhes são fundamentais para a melhora da situação). ...

4 ideias de negócio "copiadas" de outros países que estão fazendo sucesso no Brasil

Você já ouviu falar em  copycat ? O que é isso? Um desenho animado? Um novo super-herói? Um prato exótico? Nada disso!  Copycat  é uma expressão em inglês que, no mundo do empreendedorismo, quer dizer copiar um modelo de negócio já testado e aprovado em outro país, trazendo-o para um país que ainda não o conhece. “Aquela máxima de que ‘nada se cria, tudo se copia’ também se aplica ao mundo dos negócios. Nesse sentido, os empreendedores buscam o que está dando certo e tentam adaptar para a nossa cultura” , analisa Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Foi com essa estratégia que conhecemos, por exemplo, em 2010, os sites de  compras coletivas . Quando chegou ao Brasil e virou uma febre, o modelo já fazia sucesso lá fora. Por aqui, a aceitação foi tão boa que outros brasileiros decidiram fazer  copycat  do  copycat , e logo o Peixe Urbano, o precursor do modelo no Brasil, ganh...

Como a Netshoes transformou-se em um fenômeno do e-commerce brasileiro

Françoise Terzian Divulgação Em 2000, os primos descendentes de armênios Marcio Kumruian e Hagop Chabab abriram uma loja de sapatos na Rua Maria Antônia, a poucos passos da Universidade Mackenzie (SP). Dois anos depois, eles resolveram investir no comércio eletrônico. No primeiro mês, não venderam um único par de calçados. No segundo, idem. No terceiro, venderam um par. Já no quarto, dois. De repente, sem o mercado perceber, a Netshoes transformou-se em um fenômeno do e-commerce. Quando sua presença foi sentida, ela já era grande demais. Hoje, o negócio que tem vários investidores internacionais como o GIC (fundo soberano de Cingapura) e o International Finance Corporation (membro do Grupo Banco Mundial), é o maior comércio eletrônico de artigos esportivos do mundo, segundo o Internet Retailer. Com atuação no Brasil, na Argentina e no México, a Netshoes tem mais de 2 mil colaboradores e cerca de 40 mil artigos esportivos provenientes de 300 marcas, além de cerca de uma dezena d...