Não se prolongue muito nas reuniões
As tradicionais reuniões nem sempre são um poço da criatividade. Elas, na verdade, costumam encurralar aqueles que não se sentem muito à vontade sob pressão. Nem todas as pessoas são multitarefas ou conseguem prestar atenção em 100% dos vários assuntos tratados e nas muitas pessoas participantes.
As reuniões precisam acontecer somente em casos de extrema necessidade, a frequência não deve ser muito constante. O almirante Chester Nimitz, comandante da frota do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, durante toda a sua trajetória promovia raras reuniões, de apenas 20 minutos cada uma. Nelas, todos os seus soldados estavam presentes e, pela história, podemos saber o resultado. Parece, portanto, que vale a pena adotar pequenas e breves reuniões.
Não substitua a convivência por e-mails
E-mails nem sempre traduzem exatamente o que se pretende dizer, por isso, prefira conversas mais pessoais, cara a cara. Além de ser a forma mais garantida e transparente de se obter informações, isso aproxima e alimenta os bons relacionamentos. Vale a pena perder um pouquinho mais de tempo e investir na comunicação interna.
Não abra mão dos resultados
Parece não ser uma receita tão boa assim, mas insistir em resultados é uma técnica quase milenar, que costuma funcionar. Pessoas em grandes cargos têm o costume de utilizar o verbo “dever” e é realmente assim que precisa ser. A grande maioria das pessoas funciona quando tem um objetivo claro e se sente na obrigação de cumprir um dever. Esse é um fator é importante para o fluxo do mercado de trabalho. É muito melhor pressionar, demonstrar presença e foco do que colocar tudo em risco, não é mesmo?
Não menospreze sua equipe
A grande maioria dos funcionários se consideram mais espertos do que seus superiores – e isso até pode acontecer. Mas é preciso tato para lidar com esta situação quando se está na liderança. Aqui vai uma dica: não simplesmente menospreze as sugestões de sua equipe, elas podem ser valiosas. Vale a pena abrir mão do orgulho e apreciar o empenho, a produtividade e a criatividade e realmente trabalhar como um time, fazendo com que todos se sintam parte dele.
Comentários
Postar um comentário