Pular para o conteúdo principal

Passo a passo para trocar a poupança por um investimento melhor

Vamos então aos passos:

1. Substituindo a poupança por um investimento com lucros reais

Recordando, hoje a caderneta de poupança não é um investimento interessante porque ela oferece um rendimento menor que a variação da inflação. Então, apesar dela fazer seu dinheiro crescer, isso não é o suficiente porque não protege seu poder de compra, que fica corroído mês a mês ou ao final de qualquer período de comparação.
O produto que melhor se enquadra como um substituto da poupança é o Tesouro SELIC. Ele é um título público emitido pelo governo e disponibilizado às pessoas físicas através do programa chamado Tesouro Direto.
Trata-se de um título que acompanha a taxa SELIC, que no momento em que escrevo está em 14,25% ao ano (bruto) e que, mesmo descontando os impostos e taxas, ainda vence a inflação que está em torno de 9,7% ao ano (IPCA).

2. Escolhendo a instituição financeira para comprar títulos públicos

Uma das dúvidas mais comuns dos investidores iniciantes em títulos públicos é como comprá-los. Da mesma forma que você precisa de um banco para aplicar seu dinheiro na caderneta de poupança, você precisará de uma instituição financeira (que pode ser um banco ou uma corretora de valores), para comprar seus títulos públicos (que nosso caso aqui, é o título que se chama Tesouro SELIC).
Como as taxas administrativas cobradas pelos bancos costumam ser bem maiores que aquelas cobradas pelas corretoras de valores, sugiro que você abra uma conta numa corretora. Se você não mora numa capital, você não vai encontrar uma corretora na sua cidade, mas isso não é um problema.
Hoje, com a internet, é muito fácil resolver isso, pois você pode abrir sua conta acessando o site da corretora e preenchendo um cadastro (clique aqui). Basta seguir as instruções na tela e em até 48 horas sua conta estará aberta. Aí basta transferir o dinheiro que deseja aplicar da sua conta no banco para a sua conta na corretora (que funciona como ser fosse um banco, só que bem mais simples).
Como praticamente todo mundo pergunta qual corretora eu utilizo para aplicar meu dinheiro, já vou logo dizer que é a Rico.com.vc, e os links que coloquei nos parágrafos anteriores vão direcionar você para a página de cadastro deles. Mas fique à vontade para usar a instituição financeira que você desejar.

3. Comprando os títulos Tesouro SELIC

Seja qual for a instituição financeira que você for utilizar, haverá na sua área de clientes no site da instituição um local para que você clique e escolha quais e quantos títulos você deseja comprar. Vou dar o exemplo abaixo, que mostra a tela da corretora que utilizo:

Considerações finais
Uma dica para quem pretende comprar um pouco de títulos a cada mês e em valores mais baixos: como a transferência do dinheiro do banco para a corretora é feito através de uma TED, e a maioria dos bancos cobra algo próximo de R$ 8,00 para cada TED executada na sua conta corrente convencional, procure abrir uma conta digital no banco de sua preferência. A conta digital não cobra envio de TED.
Por fim, a primeira vez que você executar este procedimento, vai achar tudo muito estranho, pois é algo novo. Depois, como tudo na vida que praticamos um pouco, passará a fazer parte de sua rotina. Portanto, não deixe que a preguiça de experimentar o novo te impeça de cuidar melhor do seu suado dinheiro. Abraços e até a próxima!
- See more at: http://dinheirama.com/blog/2016/05/30/trocar-poupanca-por-investimento-melhor/#sthash.WGAwDWos.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como criar o hábito de gerenciar as finanças da empresa?

             Não há dúvidas: é bem difícil que uma pequena ou média empresa sobreviva se não tiver um controle sobre as finanças, o que obriga o empreendedor a aprender e realizar um bom gerenciamento do caixa, da receita e dos gastos. Sem esse olhar sobre o empreendimento, qualquer investimento que se faça em produto, divulgação, comunicação ou mão de obra será perdido ou, pelo menos, prejudicado.             É importante criar uma rotina para que o controle das finanças da empresa esteja naturalmente sob o domínio constante do gestor. Uma ação como essa evitará surpresas desagradáveis e problemas futuros na organização.             Infelizmente (ou felizmente), ainda não existe um segredo para que se alcance essa gestão controlada. O que se tem é trabalho árduo, muita paciência e uma visão detalhada de todo o processo (os detalhes são fundamentais para a melhora da situação). ...

4 ideias de negócio "copiadas" de outros países que estão fazendo sucesso no Brasil

Você já ouviu falar em  copycat ? O que é isso? Um desenho animado? Um novo super-herói? Um prato exótico? Nada disso!  Copycat  é uma expressão em inglês que, no mundo do empreendedorismo, quer dizer copiar um modelo de negócio já testado e aprovado em outro país, trazendo-o para um país que ainda não o conhece. “Aquela máxima de que ‘nada se cria, tudo se copia’ também se aplica ao mundo dos negócios. Nesse sentido, os empreendedores buscam o que está dando certo e tentam adaptar para a nossa cultura” , analisa Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Foi com essa estratégia que conhecemos, por exemplo, em 2010, os sites de  compras coletivas . Quando chegou ao Brasil e virou uma febre, o modelo já fazia sucesso lá fora. Por aqui, a aceitação foi tão boa que outros brasileiros decidiram fazer  copycat  do  copycat , e logo o Peixe Urbano, o precursor do modelo no Brasil, ganh...

Como a Netshoes transformou-se em um fenômeno do e-commerce brasileiro

Françoise Terzian Divulgação Em 2000, os primos descendentes de armênios Marcio Kumruian e Hagop Chabab abriram uma loja de sapatos na Rua Maria Antônia, a poucos passos da Universidade Mackenzie (SP). Dois anos depois, eles resolveram investir no comércio eletrônico. No primeiro mês, não venderam um único par de calçados. No segundo, idem. No terceiro, venderam um par. Já no quarto, dois. De repente, sem o mercado perceber, a Netshoes transformou-se em um fenômeno do e-commerce. Quando sua presença foi sentida, ela já era grande demais. Hoje, o negócio que tem vários investidores internacionais como o GIC (fundo soberano de Cingapura) e o International Finance Corporation (membro do Grupo Banco Mundial), é o maior comércio eletrônico de artigos esportivos do mundo, segundo o Internet Retailer. Com atuação no Brasil, na Argentina e no México, a Netshoes tem mais de 2 mil colaboradores e cerca de 40 mil artigos esportivos provenientes de 300 marcas, além de cerca de uma dezena d...