Pular para o conteúdo principal

Mundo Digital, Tecnologia e Empreendedorismo #18

Nossa coluna de mundo digital e tecnologia chegou com informações alarmantes de vazamentos de dados do Yahoo!
Também não ficamos nada contentes com dados falsos da audiência dos vídeos passados pelo Facebook nos últimos dois anos. Confira.

Yahoo! Confirma vazamento de dados de 500 milhões de contas

O Yahoo! confirmou nesta quinta-feira (22) o vazamento de dados de pelo menos 500 milhões de contas de usuários, que foram roubados da rede da empresa por hackers no final de 2014, segundo comunicado divulgado.
A empresa diz que o ataque foi cometido por um hacker patrocinado por um governo. A investigação em curso não encontrou evidências de que o hacker ainda esteja na rede do Yahoo!, que afirmou estar trabalhando em conjunto com as forças da lei para resolver a questão.
Entre as informações vazadas, estariam nomes, endereços de e-mail, números de telefones, datas de nascimento, senhas criptografadas e, em alguns casos, perguntas e respostas de segurança encriptadas ou descriptografadas.

Em breve whatsapp pode ganhar proteção por senha

O WhatsApp pode ganhar em breve uma opção extra de segurança. De acordo com o site Android Authority, o aplicativo está trabalhando em uma atualização que pode proteger o usuário através de uma senha de seis dígitos – tal como uma conta bancária, por exemplo.
Segundo o site, a notícia surgiu a partir de um programador contratado para traduzir frases e contextos do programa do inglês para o holandês.

Entre as frases, estão sentenças como “Insira a senha atual de seis dígitos”, “Senhas não combinam, tente de novo” e até mesmo “Digite o e-mail de recuperação em breve”.
Outra linha de comandos, por sua vez, sugere que o tal e-mail de recuperação – recurso que pode ser usado caso você esqueça sua senha – poderá ser opcional.
Ter essa alternativa, no entanto, é uma boa opção, impedindo que você deixe de trocar mensagens com seus amigos só porque esqueceu uma senha. No caso do WhatsApp, isso seria ainda pior, porque cada conta está atrelada a um número telefônico.

Facebook inflou dados de visualizações de vídeos por dois anos

O Facebook está enfrentando a insatisfação dos anunciantes depois de ter reconhecido que vinha inflando dados sobre a visualização de vídeos há pelo menos dois anos.
A companhia define que um vídeo tenha sido visto quando o internauta passa três segundos com ele rodando. Só que houve uma confusão entre essa definição e o que acontece na realidade.
Isso porque a ferramenta que calcula a média de tempo gasto pelos usuários assistindo aos vídeos, levava em conta apenas os que tivessem sido vistos por mais de três segundos. Os demais eram ignorados, o que produzia resultados falsos.
A confusão foi notada há algumas semanas e já foi corrigida, segundo informa o Facebook em nota. Apesar de a rede social afirmar que o problema não envolveu cobranças indevidas, ele certamente levou anunciantes a julgar erroneamente a sua audiência, algo que impacta diretamente no tamanho do investimento a ser feito na plataforma de publicidade em vídeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como criar o hábito de gerenciar as finanças da empresa?

             Não há dúvidas: é bem difícil que uma pequena ou média empresa sobreviva se não tiver um controle sobre as finanças, o que obriga o empreendedor a aprender e realizar um bom gerenciamento do caixa, da receita e dos gastos. Sem esse olhar sobre o empreendimento, qualquer investimento que se faça em produto, divulgação, comunicação ou mão de obra será perdido ou, pelo menos, prejudicado.             É importante criar uma rotina para que o controle das finanças da empresa esteja naturalmente sob o domínio constante do gestor. Uma ação como essa evitará surpresas desagradáveis e problemas futuros na organização.             Infelizmente (ou felizmente), ainda não existe um segredo para que se alcance essa gestão controlada. O que se tem é trabalho árduo, muita paciência e uma visão detalhada de todo o processo (os detalhes são fundamentais para a melhora da situação). ...

4 ideias de negócio "copiadas" de outros países que estão fazendo sucesso no Brasil

Você já ouviu falar em  copycat ? O que é isso? Um desenho animado? Um novo super-herói? Um prato exótico? Nada disso!  Copycat  é uma expressão em inglês que, no mundo do empreendedorismo, quer dizer copiar um modelo de negócio já testado e aprovado em outro país, trazendo-o para um país que ainda não o conhece. “Aquela máxima de que ‘nada se cria, tudo se copia’ também se aplica ao mundo dos negócios. Nesse sentido, os empreendedores buscam o que está dando certo e tentam adaptar para a nossa cultura” , analisa Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Foi com essa estratégia que conhecemos, por exemplo, em 2010, os sites de  compras coletivas . Quando chegou ao Brasil e virou uma febre, o modelo já fazia sucesso lá fora. Por aqui, a aceitação foi tão boa que outros brasileiros decidiram fazer  copycat  do  copycat , e logo o Peixe Urbano, o precursor do modelo no Brasil, ganh...

Como a Netshoes transformou-se em um fenômeno do e-commerce brasileiro

Françoise Terzian Divulgação Em 2000, os primos descendentes de armênios Marcio Kumruian e Hagop Chabab abriram uma loja de sapatos na Rua Maria Antônia, a poucos passos da Universidade Mackenzie (SP). Dois anos depois, eles resolveram investir no comércio eletrônico. No primeiro mês, não venderam um único par de calçados. No segundo, idem. No terceiro, venderam um par. Já no quarto, dois. De repente, sem o mercado perceber, a Netshoes transformou-se em um fenômeno do e-commerce. Quando sua presença foi sentida, ela já era grande demais. Hoje, o negócio que tem vários investidores internacionais como o GIC (fundo soberano de Cingapura) e o International Finance Corporation (membro do Grupo Banco Mundial), é o maior comércio eletrônico de artigos esportivos do mundo, segundo o Internet Retailer. Com atuação no Brasil, na Argentina e no México, a Netshoes tem mais de 2 mil colaboradores e cerca de 40 mil artigos esportivos provenientes de 300 marcas, além de cerca de uma dezena d...