A resposta é: “depende”
Apesar de ser muito mais fácil responder essas perguntas sobre investimento de forma simples e objetiva (ou “mastigada”), uma resposta adequada vai depender de pelo menos duas informações.
1. Quando precisará deste dinheiro?
Isso significa que você deve planejar quanto do seu dinheiro você vai usar no curto, médio e longo prazo.
Essa resposta tem que ver com a liquidez, que é a possibilidade de você sacar rapidamente o dinheiro do local onde foi investido, caso precise.
Dependendo da resposta, há investimentos com melhor retorno, mas que vão “prender” o seu dinheiro por algum tempo. Por isso é importante pensar nisso.
2. Qual é a sua aversão ao risco?
Esse assunto requer uma reflexão demorada antes da resposta. Muita gente não tem uma boa noção do que é gerenciar e correr riscos. Não é uma questão simples de “sou corajoso e vou arriscar”.
A dor da perda de uma quantia razoável de dinheiro, psicologicamente falando, é cerca de 5 vezes mais intensa do que a alegria de ganhar a mesma quantia.
Assim, leve este assunto a sério, e entenda que maiores rendimentos envolvem maiores riscos. Investimentos seguros e conservadores têm menor retorno. Não existe mágica.
Olhe também as oportunidades ao seu redor
O mercado financeiro é um ambiente muito bom para se investir e multiplicar o seu dinheiro, mas não é o único.
Quando o assunto é investimento, existem muitas outras formas de buscar retorno além do mercado financeiro, e elas estão no mundo dos negócios.
Olhe ao seu redor, reflita sobre suas habilidades, e verifique também se há negócios que você pode fazer com este dinheiro e que possam trazer um retorno até maior que o mercado financeiro e com menos riscos.
De igual modo, as duas perguntas anteriores continuam sendo válidas. Sempre as faça antes de investir seu dinheiro, onde quer que seja.
Para você não ficar frustrado, tenho uma resposta rápida
Como eu não sei muito sobre a sua vida, então preciso ser responsável ao dar uma resposta rápida sobre a pergunta título deste texto.
Considerando baixo risco, perfil conservador e alta liquidez, invista seus R$ 20 Mil nos títulos públicos chamados Tesouro SELIC.
Eles são considerados a “nova poupança”, porque possuem características muito parecidas (e melhores) que a poupança.
Possuem rendimento diário (a poupança é apenas mensal) e com juros que vencem a inflação (a poupança está rendendo menos que inflação, ou seja, perdas).
Conclusão
Sempre prefira estudar e aprender mais sobre finanças pessoais ao invés de procurar respostas prontas.
Se você trabalha tanto, luta com todas as suas forças, tudo isso para adquirir seu suado dinheiro no fim do mês, por que ser negligente na hora de administrá-lo?
É como eu sempre digo: a riqueza é uma questão de escolha. Fique atento ao seu comportamento em relação ao dinheiro, e faça as mudanças necessárias, para melhor, é claro!
Comentários
Postar um comentário