Pular para o conteúdo principal

Por que você deve ignorar as fórmulas de sucesso relâmpago?

Eu já respondo à pergunta do título direto no primeiro parágrafo deste artigo: porque você vai perder tempo e, como todos sabemos, tempo é o seu bem mais precioso nesse mundo, caro leitor.
Cada vez mais pintam pela internet fotos de helicópteros, dinheiro espalhado em cima da cama feito capa de álbum de gangsta rap, gente que diz que ganha fortunas trabalhando da praia… E aí, eu te pergunto: quão possível é dar a volta ao mundo a pé, em 2 dias?
Se você quer ser bem-sucedido, a primeira coisa que você precisa ter em mente é: “o que significa sucesso para mim? Ser o melhor pai/mãe, ter uma aposentadoria aos 40, ganhar prêmios”? E por aí vai…
E a segunda coisa é: “quais passos e quanto tempo, na real, eu preciso para dar os passos e desenvolver essa meta”?
Veja bem, eu disse desenvolver essa meta. Não ganhar essa meta.
Ninguém faz horrores de dinheiro – licitamente – de hoje para amanhã. Ninguém cria uma carreira de sucesso que seja sustentável de verdade em “3 meses de curso digital”.
É claro que tem muita gente trabalhando da casa da praia, indo molhar os pés às 9h da manhã e tomando uma água de coco, mas essa vida não foi construída com as facilidades e rapidez que os empreendedores de palco (e de trás das lentes de celulares) tanto tentam vender na nossa cara.

Dando utilidade ao seu tempo

Aproveite as horas de suas manhãs
Acordar 1 horinha mais cedo pode fazer uma baita diferença na produtividade de seu dia e é um fator apontado e executado por várias das pessoas mais bem-sucedidas do mundo.
Com esse tempo você pode tomar um café da manhã decente, saudável, comer melhor, correr menos, gastar menos com seu plano de saúde e farmácia; pode aproveitar e fazer uma corrida ou caminhada rápida para se exercitar.
Você pode já organizar as tarefas do seu dia que está começando. Você pode poupar espaços vazios na agenda. Diferentes formas de começar a manhã construindo bons hábitos têm o poder de criar um dia mais produtivo; e um dia mais produtivo é um passo a mais para o seu objetivo se realizar.

Seja um baita aprendiz

A partir do momento em que você achar que já sabe tudo, está pronto e acabado, isso significará que você não entende nada do que está fazendo.
Ser bom aprendiz significa estar sempre de ouvidos em pé, de mente aberta, de olhos atentos.
Leia mais sobre o que pode expandir seus conhecimentos em suas áreas de interesse. Não tem tempo? Saia da frente da TV. Busque alternativas para suas prioridades.
Ouça audiobooks enquanto caminha, durante as viagens de carro ou ônibus, ouça enquanto lava louça.
Existe uma infinidade de cursos online gratuitos internet à fora. Existe um YouTube inteiro de vlogs, palestras, talks, e etc. só esperando que você os encontre. Vivemos na era onde o conhecimento está sentado na nossa mesa ou dentro do nosso bolso. Não existe desculpas.

Utilize metas inteligentes e acompanhe seu sucesso

Crie checkpoints e acompanhe seu progresso durante o caminhar de seus objetivos.
Já jogou aqueles jogos de corrida em que você precisa atingir um certo ponto de checagem para ganhar mais tempo para continuar correndo? É assim que você acompanha o desempenho na corrida e se mantém motivado a bater os tempos mais rápidos.
Crie os seus pontos de checagem. 1% melhor. Todo dia.
Coloque suas metas de melhoria gradualmente, divida seu objetivo em ações que você possa monitorar a realização, assim a procrastinação toma um pouquinho de distância, você foca os esforços sem se perder e otimiza o tempo e esforços.

Tenha a santa paciência

O que muito poucos costumam falar é sobre essa maravilhosa virtude chamada paciência.
O trabalho e a paciência são parceiros eternos. Se você não tiver paciência para se manter ativo, firme, criando, realizando suas pequenas metas, você corre o incrível risco de parar uma estação antes daquela grande realização. Tudo porque ninguém fala que um baita trabalho leva algum tempo para criar um baita resultado.
Não estou falando nada fora da lógica. Busque por exemplo a agenda de treinamentos de um medalhista olímpico. Será que ele treinou só nos últimos 3 meses?

Conclusão

Todo mundo vê medalhistas olímpicos, campeões mundiais, artistas arrebentando no show do intervalo do Superbowl, mas poucos param para ver o volume de trabalho e o tempo trabalhado com paciência para se chegar naquele resultado esperado.
Você não tem tempo a perder, portanto, cuidado onde investe sua atenção.
E aí, qual vai ser a primeira atitude para aproveitar seu tempo agora, logo depois de terminar de ler esse texto?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como criar o hábito de gerenciar as finanças da empresa?

             Não há dúvidas: é bem difícil que uma pequena ou média empresa sobreviva se não tiver um controle sobre as finanças, o que obriga o empreendedor a aprender e realizar um bom gerenciamento do caixa, da receita e dos gastos. Sem esse olhar sobre o empreendimento, qualquer investimento que se faça em produto, divulgação, comunicação ou mão de obra será perdido ou, pelo menos, prejudicado.             É importante criar uma rotina para que o controle das finanças da empresa esteja naturalmente sob o domínio constante do gestor. Uma ação como essa evitará surpresas desagradáveis e problemas futuros na organização.             Infelizmente (ou felizmente), ainda não existe um segredo para que se alcance essa gestão controlada. O que se tem é trabalho árduo, muita paciência e uma visão detalhada de todo o processo (os detalhes são fundamentais para a melhora da situação). ...

4 ideias de negócio "copiadas" de outros países que estão fazendo sucesso no Brasil

Você já ouviu falar em  copycat ? O que é isso? Um desenho animado? Um novo super-herói? Um prato exótico? Nada disso!  Copycat  é uma expressão em inglês que, no mundo do empreendedorismo, quer dizer copiar um modelo de negócio já testado e aprovado em outro país, trazendo-o para um país que ainda não o conhece. “Aquela máxima de que ‘nada se cria, tudo se copia’ também se aplica ao mundo dos negócios. Nesse sentido, os empreendedores buscam o que está dando certo e tentam adaptar para a nossa cultura” , analisa Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Foi com essa estratégia que conhecemos, por exemplo, em 2010, os sites de  compras coletivas . Quando chegou ao Brasil e virou uma febre, o modelo já fazia sucesso lá fora. Por aqui, a aceitação foi tão boa que outros brasileiros decidiram fazer  copycat  do  copycat , e logo o Peixe Urbano, o precursor do modelo no Brasil, ganh...

Como a Netshoes transformou-se em um fenômeno do e-commerce brasileiro

Françoise Terzian Divulgação Em 2000, os primos descendentes de armênios Marcio Kumruian e Hagop Chabab abriram uma loja de sapatos na Rua Maria Antônia, a poucos passos da Universidade Mackenzie (SP). Dois anos depois, eles resolveram investir no comércio eletrônico. No primeiro mês, não venderam um único par de calçados. No segundo, idem. No terceiro, venderam um par. Já no quarto, dois. De repente, sem o mercado perceber, a Netshoes transformou-se em um fenômeno do e-commerce. Quando sua presença foi sentida, ela já era grande demais. Hoje, o negócio que tem vários investidores internacionais como o GIC (fundo soberano de Cingapura) e o International Finance Corporation (membro do Grupo Banco Mundial), é o maior comércio eletrônico de artigos esportivos do mundo, segundo o Internet Retailer. Com atuação no Brasil, na Argentina e no México, a Netshoes tem mais de 2 mil colaboradores e cerca de 40 mil artigos esportivos provenientes de 300 marcas, além de cerca de uma dezena d...