Pular para o conteúdo principal

Leituras para começar a semana

Os artigos mais lidos na semana passada foram:

5 motivos para os traders da bolsa de valores preferirem os Mini Contratos

Realmente hoje a grande maioria dos traders e especuladores da bolsa de valores migraram para os mini contratos. Eu mesmo tentei resistir ao máximo, mas por volta de 2010 me rendi aos “Mini”.
No passado, o mais comum era comprar e vender ações no mesmo dia (operações de Day Trade), como Petrobras PN (PETR4) e Vale PN (Vale5).
No entanto, era preciso alta alavancagem (de 10x, 20x, e até mesmo 25x o seu capital), para que uma variação de 1% fosse algo bem lucrativo.

Não espere sobrar para investir: disciplina é fundamental

Ouço, desde sempre, pessoas dizendo que “não sobra” dinheiro para investir. Ao contrário, muitas vezes falta, inclusive para as despesas mensais. Não preciso repetir da importância de se gastar menos do que suas receitas.
Do outro lado, ficar esperando “sobrar” para investir, não vai fazer com que chegue muito longe no caminho da riqueza. Investir precisa ser algo intencional, feito de forma disciplinada e constante.

Cuidado! Você pode ter um bom patrimônio e ser financeiramente pobre

Certa vez ouvi a seguinte frase de um investidor muito conhecido: “money is the king”! Parecia um tanto óbvia até que resolvi prestar atenção ao contexto no qual ela foi dita; a coisa, para a maioria das pessoas, não é tão óbvia assim.
Para a maioria, “ter grana” é aquela pessoa que ostenta carros caros, imóveis e mais imóveis e uma série de coisas que, na realidade, não são dinheiro de fato.

Precisamos falar sobre Aposentadoria e Reforma da Previdência Social

Assunto polêmico e que está muito relacionado à educação financeira.
Essa tal reforma da previdência, em minha opinião, é necessária para controle dos gastos do governo. Não tem para onde correr! Fazendo uma pequena reflexão, já conseguimos perceber que a conta não vai fechar.
A população está ficando cada vez mais velha. A expectativa de vida vem crescendo, portanto, os aposentados da previdência social irão receber aposentadoria por mais tempo.

Educação financeira no ambiente de trabalho: enriquecimento para todos!

No Brasil, os seguidores da educação financeira crescem a cada ano; mas ainda estamos longe de termos uma cultura consciente em relação ao trato com o dinheiro.
Nesse contexto, nada mais interessante do que inserirmos a educação financeira em todos os cenários da vida, e neste contexto, as empresas ganham papel de destaque, já que normalmente é o lugar onde passamos a maior parte de nosso tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como criar o hábito de gerenciar as finanças da empresa?

             Não há dúvidas: é bem difícil que uma pequena ou média empresa sobreviva se não tiver um controle sobre as finanças, o que obriga o empreendedor a aprender e realizar um bom gerenciamento do caixa, da receita e dos gastos. Sem esse olhar sobre o empreendimento, qualquer investimento que se faça em produto, divulgação, comunicação ou mão de obra será perdido ou, pelo menos, prejudicado.             É importante criar uma rotina para que o controle das finanças da empresa esteja naturalmente sob o domínio constante do gestor. Uma ação como essa evitará surpresas desagradáveis e problemas futuros na organização.             Infelizmente (ou felizmente), ainda não existe um segredo para que se alcance essa gestão controlada. O que se tem é trabalho árduo, muita paciência e uma visão detalhada de todo o processo (os detalhes são fundamentais para a melhora da situação). ...

4 ideias de negócio "copiadas" de outros países que estão fazendo sucesso no Brasil

Você já ouviu falar em  copycat ? O que é isso? Um desenho animado? Um novo super-herói? Um prato exótico? Nada disso!  Copycat  é uma expressão em inglês que, no mundo do empreendedorismo, quer dizer copiar um modelo de negócio já testado e aprovado em outro país, trazendo-o para um país que ainda não o conhece. “Aquela máxima de que ‘nada se cria, tudo se copia’ também se aplica ao mundo dos negócios. Nesse sentido, os empreendedores buscam o que está dando certo e tentam adaptar para a nossa cultura” , analisa Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Foi com essa estratégia que conhecemos, por exemplo, em 2010, os sites de  compras coletivas . Quando chegou ao Brasil e virou uma febre, o modelo já fazia sucesso lá fora. Por aqui, a aceitação foi tão boa que outros brasileiros decidiram fazer  copycat  do  copycat , e logo o Peixe Urbano, o precursor do modelo no Brasil, ganh...

Como a Netshoes transformou-se em um fenômeno do e-commerce brasileiro

Françoise Terzian Divulgação Em 2000, os primos descendentes de armênios Marcio Kumruian e Hagop Chabab abriram uma loja de sapatos na Rua Maria Antônia, a poucos passos da Universidade Mackenzie (SP). Dois anos depois, eles resolveram investir no comércio eletrônico. No primeiro mês, não venderam um único par de calçados. No segundo, idem. No terceiro, venderam um par. Já no quarto, dois. De repente, sem o mercado perceber, a Netshoes transformou-se em um fenômeno do e-commerce. Quando sua presença foi sentida, ela já era grande demais. Hoje, o negócio que tem vários investidores internacionais como o GIC (fundo soberano de Cingapura) e o International Finance Corporation (membro do Grupo Banco Mundial), é o maior comércio eletrônico de artigos esportivos do mundo, segundo o Internet Retailer. Com atuação no Brasil, na Argentina e no México, a Netshoes tem mais de 2 mil colaboradores e cerca de 40 mil artigos esportivos provenientes de 300 marcas, além de cerca de uma dezena d...