Os artigos mais lidos na semana passada foram:
5 motivos para os traders da bolsa de valores preferirem os Mini Contratos
Realmente hoje a grande maioria dos traders e especuladores da bolsa de valores migraram para os mini contratos. Eu mesmo tentei resistir ao máximo, mas por volta de 2010 me rendi aos “Mini”.
No passado, o mais comum era comprar e vender ações no mesmo dia (operações de Day Trade), como Petrobras PN (PETR4) e Vale PN (Vale5).
No entanto, era preciso alta alavancagem (de 10x, 20x, e até mesmo 25x o seu capital), para que uma variação de 1% fosse algo bem lucrativo.
Não espere sobrar para investir: disciplina é fundamental
Ouço, desde sempre, pessoas dizendo que “não sobra” dinheiro para investir. Ao contrário, muitas vezes falta, inclusive para as despesas mensais. Não preciso repetir da importância de se gastar menos do que suas receitas.
Do outro lado, ficar esperando “sobrar” para investir, não vai fazer com que chegue muito longe no caminho da riqueza. Investir precisa ser algo intencional, feito de forma disciplinada e constante.
Cuidado! Você pode ter um bom patrimônio e ser financeiramente pobre
Certa vez ouvi a seguinte frase de um investidor muito conhecido: “money is the king”! Parecia um tanto óbvia até que resolvi prestar atenção ao contexto no qual ela foi dita; a coisa, para a maioria das pessoas, não é tão óbvia assim.
Para a maioria, “ter grana” é aquela pessoa que ostenta carros caros, imóveis e mais imóveis e uma série de coisas que, na realidade, não são dinheiro de fato.
Precisamos falar sobre Aposentadoria e Reforma da Previdência Social
Assunto polêmico e que está muito relacionado à educação financeira.
Essa tal reforma da previdência, em minha opinião, é necessária para controle dos gastos do governo. Não tem para onde correr! Fazendo uma pequena reflexão, já conseguimos perceber que a conta não vai fechar.
A população está ficando cada vez mais velha. A expectativa de vida vem crescendo, portanto, os aposentados da previdência social irão receber aposentadoria por mais tempo.
Educação financeira no ambiente de trabalho: enriquecimento para todos!
No Brasil, os seguidores da educação financeira crescem a cada ano; mas ainda estamos longe de termos uma cultura consciente em relação ao trato com o dinheiro.
Nesse contexto, nada mais interessante do que inserirmos a educação financeira em todos os cenários da vida, e neste contexto, as empresas ganham papel de destaque, já que normalmente é o lugar onde passamos a maior parte de nosso tempo.
Comentários
Postar um comentário